Rotaract Club de Itápolis ganha prêmio internacional por ajudar a salvar vidas
O Rotaract Club de Itápolis acaba de ser contemplado com um prêmio do Rotary International pela ação desenvolvida em prol da vida. No último domingo, o governador do Distrito 4480, Antonio Orlando Cavichia Filho e Sandra apresentaram, durante o Seminário Distrital sobre a Fundação Rotária, em São José do Rio Preto, apresentou a novidade a todos os presentes, entre os quais o diretor do RI no Brasil, Mário César de Camargo.
Em 2015, a tranquilidade de Itápolis foi abalada por uma sequência de suicídios. Num curto espaço de tempo, três ilustres moradores da cidade tiraram a própria vida.
O Rotaract Club da cidade, atualmente presidido pela jovem Ana Luísa Palhari Brasil Bispo, ao longo de semanas, debateu o assunto. Os rotaractianos desejavam reagir à tragédia de alguma forma, mas tinham receio de que a população entendesse aquilo como uma tentativa do clube de se promover.
Uma ação simples e discreta foi a alternativa encontrada. Depois de conversarem com alguns psicólogos, os rotaractianos passaram o mês de setembro nas ruas de Itápolis, distribuindo panfletos sobre o mês de prevenção do suicídio (o Setembro Amarelo, que acabou batizando a ação do clube) e fitas amarelas – mesma cor que estampou as vitrines do comércio local, que abraçou a iniciativa dos rotaractianos.
Se “Falar é a melhor solução”, frase utilizada em algumas das peças de divulgação do projeto, algumas pessoas viram no trabalho do Rotaract uma possibilidade de abrir o coração.
Durante os três anos em que foi realizado, o projeto do Rotaract Club de Itápolis organizou palestras abertas à comunidade e ganhou espaços em jornais e emissoras de rádio.
Por todas essas razões, há três meses o Setembro Amarelo recebeu do Rotary International o importante prêmio Rotaract Outstanding Project Awards 2018-19. O projeto do Rotaract Club de Itápolis foi considerado o melhor em toda a América Latina. A premiação chega num momento especial: em 2019 o clube completa 20 anos de fundação – e está prestes a receber mais dois associados, depois de ter visto o quadro associativo dobrar, de oito para 16 integrantes, nos últimos três anos.
#ORotaryConectaOMundo






